Agenda

Conto “O Espelho” de Machado de Assis será debatido à luz da psicanálise

O espelho imagem

A literatura vai sentar no divã. O Percurso Livre em Psicanálise (PLP) inicia hoje o projeto Literatura e Psicanálise, que vai entrelaçar grandes obras de autores com o campo psicanalítico. O conto escolhido para inaugurar o bate-papo foi “O Espelho” de Machado de Assis, uma obra já muito discutida acerca de sua complexidade e das nuances que ela traz sobre a alma humana. O projeto ocorrerá sempre nas segundas terças-feiras de cada mês. Hoje, o bate-papo se inicia a partir das 18h, na sala 1006, no edifício Harmony Center, em Petrópolis. E a entrada custa R$ 10. Qualquer pessoa interessada em literatura e na amplitude que a arte de escrever invoca à alma humana pode participar. O projeto é aberto ao público.

De acordo com o coordenador do projeto, o psicólogo e psicanalista, Demétrius Abreu – que também coordena o Cinema e Psicanálise do PLP – a proposta desse projeto caminha na direção de que a literatura é um campo rico e produtivo para a psiquê humana. “Começamos com ‘O Espelho’ de Machado de Assis, porque é um texto que trata de questões que dialogam com o campo teórico psicanalítico. Ou seja: o humano, seus desejos, afetos e suas contradições. Queremos que as pessoas que já gostam da literatura, a entrelace com o pensamento de Freud, Lacan, Klein, Winnicotti, e tantos outros que ajudaram a construir esse vasto campo teórico da Psicanálise”, disse Abreu.

O Percurso Livre em Psicanálise, fundado em 2014, é uma instituição de transmissão do campo teórico e clínico fomentado pela Psicanálise.

 

Share:

Comentários

Leave a reply