Crônicas e Artigos

Envelhecer: Um ato cultural

aquarius

Para Sônia Braga no magistral filme Aquarius

Um dos mistérios humanos mais inquietantes, sem dúvida, é o envelhecimento. A ciência tem obtido êxitos na questão da longevidade, com suas técnicas cirúrgicas e práticas medicamentosas. Com isso, a sociedade brasileira está envelhecendo a passos largos e não estamos sabendo lidar com essa boa nova.

A obra do professor deve continuar viva para além do tempo regulamentar da profissão. A sua casa é o seu templo sagrado. A professora de música que enfrentou um câncer e pede perdão pelo tempo roubado aos filhos, precisa de respeito. E precisa também gozar no final. Ele deve ser estimulado a escrever suas memórias e preservá-la, uma forma de continuar vivendo e refletindo sobre a realidade de um país que carece de sabedoria e de pessoas éticas. Só na realização somos fortes.

A especulação mobiliária não pode querer á força tirar o chão de uma pessoa idosa. Nos seus discos de vinil o rastro de uma existência. Maria Bethânia é intensa, ouça – a. Ganhei um câncer hoje te devolvo sua cultura de cupins.

Meu apartamento em Boa Viagem não tem preço. Não vou nem quero sair daqui. Em cada canto desse apartamento uma história. Foi aqui que criei meus filhos. Aqui quero morrer. Nos meus discos e livros um acervo documental, oral e histórico dos meus dias que vocês não podem apagar. Quero exercitar a mente, o corpo e espírito. Envelhecer com sabedoria. Não posso ser mais penalizado além do que aquilo que o tempo se encarrega de fazer. Não é questão de dinheiro, minha filha. Posso ajudar no que vocês desejarem, mas vocês não podem desejar por mim. Daqui não saio daqui ninguém me tira.

Que os meus direitos de velha sejam garantidos e não pode mais esperar. Ao mestre sempre com carinho. “Me dê as flores em vida”, diz o samba de Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito. Envelhecer é um ato cultural que a sociedade brasileira, vocês meus filhos têm obrigação de zelar.

Share:
João da Mata

Comentários

1 comment

  1. Maria Aparecida Anunciata Bacci 9 novembro, 2016 at 13:32

    Realmente a sociedade brasileira está envelhecendo e precisamos urgentemente aprender a lidar com isso pois cada um de nós tem o direito de decidir sobre os nossos desejos escolhas memórias afetivas amores , envelhecemos sim mas continuamos trabalhando e produzindo coisas maravilhosas e com sabedoria,é uma fase plena como qualquer uma da vida

Leave a reply