CulturaMais

Ministério da Cultura premia As Bandeirinhas de Touros

Bandeirinhas de Touros

O grupo tradicional As Bandeirinhas de Touros foi classificado e premiado com nota 95,5 pelo Ministério da Cultura – (Minc) dentre os 500 ganhadores da 5ª edição do prêmio Culturas Populares: Edição Leandro Gomes de Barros.

O prêmio foi recordista em número de inscrições, sendo 258 do Nordeste.Cada premiado receberá R$10 mil reais. A premiação foi divulgada nesta terça-feira (28) pelo Diário Oficial da União (DOU).

A iniciativa de inscrição foi do jornalista Luiz Penha, após conhecimento do Edital Público Nº 01, de maio de 2017. Luiz foi indicado pelo grupo como seu representante junto ao Ministério da Cultura. Para isso foi enviada carta autorizativa assinada pelas componentes do grupo, dentre a documentação exigida para a inscrição na categoria Grupos/Comunidades sem constituição jurídica.

Leandro Gomes de Barros

Leandro Gomes de Barros, que é o homenageado na 5ª edição do prêmio Culturas Populares, nasceu na Paraíba em 19 de novembro de 1865. É considerado como o primeiro escritor brasileiro de literatura de cordel, com aproximadamente 240 obras na área. É considerado, também, o maior poeta popular do Brasil de todos os tempos.

Share:

Comentários

Leave a reply