Agenda

Oficina explica como funciona Edital do Prêmio Culturas Populares

culturas populares

O Ministério da Cultura (MinC), através da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC), promove, nesta quarta-feira (5/07), das 8h às 12h, no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel uma oficina gratuita e aberta ao público, que vem ocorrendo em várias regiões do País, para orientar sobre o processo de inscrições para o Prêmio Culturas Populares Leandro Gomes de Barros. A atividade é aberta ao público em geral.
O edital, lançado neste mês, vai premiar, com R$ 10 mil, 500 iniciativas culturais que valorizam a cultura popular brasileira. As oficinas estão ocorrendo no Nordeste Representações Regionais do Ministério da Cultura, ou em locais organizados pelas regionais. Também serão realizados encontros em Olinda (PE), Carpina (PE), Ilha de Itamaracá (PE), João Pessoa (PB), e em Pombal (PB).

A Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura, que está organizando as oficinas na região, informa que para participar, basta o interessado se inscrever neste link. As vagas são limitadas por ordem de inscrição. Caso haja grande demanda, turmas pela manhã devem ser abertas. As turmas serão ministradas pelo coordenador-geral de mobilização da SCDC, Jorge Adolfo Freire e Silva.

Prêmio
O Prêmio Culturas Populares Leandro Gomes de Barros vai premiar 500 iniciativas que fortaleçam as expressões culturais populares brasileiras, retomando práticas populares em processo de esquecimento e que difundam as expressões populares para além dos limites de suas comunidades de origem.

Exemplos dessas iniciativas são o Cordel, a Quadrinha, o Maracatu, o Jongo, o Cortejo de Afoxé, o Bumba-Meu-Boi e o Boi de Mamão, entre outros. Só não estão incluídas Culturas Indígenas, Culturas Ciganas, Hip Hop e Capoeira, por já serem objeto de editais específicos lançados pelo MinC.

Das 500 premiações, 200 serão destinadas a pessoas físicas, outras 200 a coletivos culturais sem constituição jurídica, 80 a pessoas jurídicas sem fins lucrativos e com natureza ou finalidade cultural e 20 a herdeiros de mestres já falecidos (In Memorian), em homenagem à dedicação do trabalho voltado aos saberes e fazeres populares e às expressões culturais, com reconhecimento da comunidade onde viveram e atuaram.

Inscrições para o edital
Cada candidato poderá apresentar apenas uma iniciativa para a seleção. As inscrições, abertas até 28 de julho, poderão ser feitas pela internet ou por via postal. Em caso de inscrição on-line, a documentação prevista no edital deverá ser preenchida, assinada e anexada ao Sistema de Acompanhamento às Leis de Incentivo à Cultura – SalicWeb.

Caso o candidato prefira realizar a inscrição por via postal, ela deverá ser enviada com aviso de recebimento obrigatório (AR) simples ou entrega rápida para o endereço especificado no edital.

Para mais informações sobre o edital acesse: http://culturaspopulares.cultura.gov.br/

Share:

Comentários

Leave a reply