Que cerveja é essa? Iron Maiden Trooper

Breno Machado
Colunistas
iron-maiden-trooper_bruce

Vocalista do Iron Maiden desde o começo dos anos 1980, Bruce Dickinson capitaneou produção da cerveja com a Robinsons Brewery

Que cerveja sempre foi uma excelente companhia para o rock nosso de cada dia, acredito que o confrade não ousa duvidar.

Mas o que torna a festa ainda mais divertida é o incremento de rótulos voltados diretamente para os apaixonados tanto pelos riffs de guitarra quanto pela sensação de maltes e lúpulos de alto nível no palato.

E é crescente a tendência de cervejarias desenvolverem receitas à altura das grandes bandas, batizadas com seu nome ou de alguma canção.

Em meio ao fenômeno, grandes roqueiros têm demonstrado capacidade para compor, além de excelentes letras e arranjos, belas cervejas!

Foi o caso de Wander Wildner no Brasil com a Labareda, sobre a qual já falamos aqui: www.substantivoplural.com.br/cerveja-e-essa-labareda

Já entre bandas internacionais, temos a inglesa Iron Maiden Trooper, desenvolvida por nada menos que o próprio Bruce Dickinson, o frontman da banda!

Nova invasão britânica

A música The Trooper, composta pelo baixista Steve Harris, foi lançada pelo Iron Maiden em 1983 .

Ela é baseada no poema do século XIX The Charge of The Light Brigade, de lavra de Alfred Lord Tennyson – fala da participação inglesa na Batalha de Balaclava.

A citada Carga da Brigada Ligeira, sobre a qual o poema disserta, é um dos maiores fiascos da história militar britânica.

Sob as ordens do Lord Raglan, um crasso erro estratégico enviou 600 cavaleiros para a morte certa, ao serem alvejados por canhões russos.

Tal fato simbolizou os absurdos da guerra, e tanto o poema quanto a canção tornaram-se metáforas sobre a estupidez de enviar jovens armados em missões suicidas.

A faixa virou um dos maiores símbolos da carreira do Iron, a ponto de Bruce Dickinson, em parceria com a cervejaria Robinsons, cria uma cerveja batizando-a com o nome da canção.

O rótulo tem Eddie, o mascote da banda, vestido com um uniforme da cavalaria esfarrapado, com a bandeira britânica nas mãos – itens que o próprio Dickinson utiliza no palco durante a canção.

Aqui o vocalista apresenta seu ‘clássico’ cervejeiro:

Special ou Strong?

A Iron Maiden Trooper se encaixa na Escola Inglesa de cervejas, no tradicional e polêmico estilo ESB. Polêmico porque ela deveria ser uma sigla para ‘English Special Bitter’ (Amarga Inglesa Especial)…

Porém, a cervejaria inglesa Fullers se apropriou do nome, e como, no ressurgimento da popularidade do estilo, ainda era importante manter a sigla, para utilizá-la sem problemas, as cervejarias agora utilizam a terminologia English Strong Bitter.

Um pouco diferente dos demais estilos ingleses, caracterizados pelo extremo equilíbrio entre malte e lúpulo, as cervejas ESB, incluindo a Iron Maiden Trooper, ganha personalidade por seu amargor mais acentuado.

No caso, pela adição do lúpulo estadunidense Cascade, considerado um pouco sensorialmente “barulhento” pelos padrões ingleses, mas, confrade… sendo uma cerveja feita por uma banda de heavy metal, é claro que podemos dar um desconto!

Notas

Se julgássemos um livro pela capa, a Iron Maiden Trooper já seria uma cerveja para se correr atrás imediatamente. Mas ela vai além disso.

Ouvir Iron Maiden enquanto se aprecia o característico sabor de malte e notas cítricas da Trooper a tornam um excelente riff – não apenas para ouvidos, mas para o olfato e paladar.

Já conhece a Iron Maiden Trooper? Ficou com vontade de conhecer, ou provou depois de ler nossa coluna? Tem dicas de lugares para encontrá-la, ou de alguma harmonização interessante?

Não deixe de postar seu comentário neste nosso espaço de divulgação da cultura cervejeira.

iron-maiden-trooper-3Ein prosit!

E então, Que Cerveja é essa?

Nome: Iron Maiden Trooper

Cervejaria: Robinsons

País de origem: Inglaterra

Estilo: Special Bitter

Álcool: 4,7% ABV

Harmonização: Faisão, rosbife, fish n’chips.

Temperatura ideal: 5 – 7 °C

Copo: Pint

Média de preço: R$ 25 – 30 (Garrafa de 330 ml) – R$ 35 – 40 (Garrafa de 500 ml)

Onde encontrar: em pubs, lojas de cerveja e conveniência especializadas.

Gostou dela? Recomendo a Fuller’s London Pride, a Diabólica Pale Ale e a Old Golden Hen

Share:
Breno Machado

Comentários

2 comments

  1. MARCUS VINICIUS PEREIRA CAMPOS 5 novembro, 2016 at 19:06

    Muito boa a matéria. Ainda não provei essa breja. Mas depois deste texto, vou logo atrás de um exemplar!! Parabéns, Breno!!

Leave a reply