AgendaGastronomia

Sexta-feira (22) começa o Festival Cultural e Gastronômico da Pipa

Festival Gastronomico da Pipa_Rogério Vital_ Picole_Cactus

Com o tema “A Descoberta dos Sabores”, 13ª edição do evento será realizada entre 22 e 30 de setembro, no litoral sul do Estado, com mistura de cozinhas brasileiras.  

Fotografias: Rogério Vital

Em novo endereço na Avenida Baía dos Golfinhos, 13ª edição do festival promoverá banquete gastronômico, com as muitas cozinhas brasileiras, do litoral, passando pela Caatinga, a Amazônia, da cozinha caiçara ao indí­gena do Centro-Oeste.

Famosa também por suas diversas opções gastronômicas, durante o mês de setembro Pipa ganha ares de festa de ‘Babette’ moderna.

O motivo é a realização de mais um Festival Cultural e Gastronômico da Pipa. Realizada entre os dias 22 e 30 de setembro, a edição 2017 promete fartar visitantes.

“Será um banquete de sabores locais, conectando-nos a outras regiões do Brasil, entre produtos e matérias-primas nativas para o público apreciar e os chefs trabalharem seus potenciais na cozinha. Um lugar não só para apreciar os sabores, mas buscar conhecimento”, informa André Rockert, um dos idealizadores do festival ao lado de Cláudio Freitas.

O projeto está em atividade há 13 anos, através da ONG Educapipa, responsável por fortalecer projetos de gastronomia e inclusão.

pescada do chapadão do Lampiao restaurante_rogerio vital

Pescada do Chapadão, do Lampião Restaurante, foi destaque em 2016.

Descoberta dos sabores 

Essa descoberta vai viajar pelo litoral da cozinha caiçara ao sertão da Caatinga, passando pelo agreste, o Seridó dos queijos e carnes, e outros brasis, como a cozinha pantaneira e indí­gena do Centro-oeste.

O jovem chef alagoano Timóteo Domingos vai apresentar sua revolucionária ‘Gastrotinga’, em que ele utiliza palma, fruta pêlo, xique-xique, umbu, mandacaru e outras espécies de cactáceos na preparação de pratos e sobremesas.

O Chef do Sertão, como é conhecido, estará na Vila dos Chefs, onde o público poderá degustar algumas de suas 300 receitas.

O festival recebe pela primeira vez a chef indí­gena Kalymaracaya Mendes Nogueira, da Aldeia Bananal. Ela nasceu na tribo Terena e se mudou de Aquidauana (PA) para Campo Grande (MS) durante a infância.

Depois de se formar em turismo e gastronomia, decidiu trabalhar com ingredientes cultivados em sua aldeia.

Desde 2014, atua no movimento Slow Food, além de ter participado de um projeto de pesquisas para o Instituto Paulo Machado, com pimentas crioulas das Í­ndias Terena. Ela fará uma oficina “Nossa tribo, nossos valores, nossa comida”.

Chef Paula Labaki e a comida na brasa

Chef Paula Labaki estará em torno do fogo para mostrar sabores que vem da brasa.

Sabor no Nordeste

O Sebrae-RN convoca a Associação dos Produtores de Ostras do Rio Grande do Norte para um festival dentro do festival. Nossos frutos do mar também serão a matéria-prima para a cozinha Nikkei do chef Edu Rejala, expert na cozinha de fusão peruana e oriental.

Sem falar da presença dos queijos artesanais produzidos em Seridó, agora que o Rio Grande do Norte possui uma legislação que garante seu legado.

Também convidada do festival, a chef Paula Labaki estará em torno do fogo, mostrando os sabores que vem da brasa. O Embaixador da cozinha paraibana, chef Cumpade João vai ministrar uma oficina utilizando ingredientes da sua terra.

As oficinas também dedicam espaço para pães artesanais, o melhor feijão e a doceria a base de coco, presente no receituário familiar da praia.

As oficinas do Senac-RN também trazem novidades de sua equipe de chefs consultores. E o concurso dos Novos Talentos terá como tema a “Tapioca – A descoberta do sabor no Nordeste”, em que participam 12 duplas de chefs criando pratos com goma ou tapioca.

E a Vila dos chefs deverá ser o ponto de encontro para quem quer provar de tudo. Para quem curte rituais da alta gastronomia, estão programados dois festins nos hotéis Ponta do Madeiro e Toca da Coruja.

ostras da aproostras RN (1)Inclusão, gastronomia e neurociência

Outros temas serão trabalhados como a inclusão, neurociência, terapia e ludicidade na cozinha.

Uma das vivências mais aguardadas é a Oficina Inclusiva: A Vida e Seus Sabores, ação voltada para pessoas que sofreram AVC (Acidente Vascular Cerebral) e seus familiares, com a gastronomia como elemento terapêutico.

O assunto volta a ser abordado na palestra Sabor da Mente: O uso da neurociência na gastronomia, ministrada pela psicóloga Carla Correia.

chef timoteo

Jovem chef alagoano Timóteo Domingos vai apresentar sua revolucionária ‘Gastrotinga’, em que utiliza cactáceos na preparação dos pratos.

Concursos e Vilas

O Festival Cultural e Gastronômico da Pipa terá uma edição ainda maior em estrutura. No terreno vizinho ao estacionamento dos ônibus será montada uma Cidade Gastronômica, onde espaços diversos, chamados de Vilas, receberão ações simultâneas.

O público poderá circular pelos espaços, degustar a cozinha de chefs a preços acessíveis e conferir ao vivo o concurso dos Novos Talentos.

No Concurso Gastronômico participam os melhores restaurantes, bares, bistrôs e cafés do balneário, e na última semana ainda acontece o divertido concurso Melhor Feijão da Pipa, para cozinha familiar.

O Festival também terá cozinha ao vivo, feira gastronômica, shows musicais, encenações de teatro e mostra de artesanato.

codorna recheada a cozinha de Paula Labaki e seus assados (1)

Codorna recheada, de Paula Labaki.

Realização

O Festival da Pipa contará este ano com investimentos privados e também recursos oriundos da Lei de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo, bem como as parcerias e apoios culturais.

A edição conta com patrocí­nio do Café São Braz, Sebrae-RN, Hotel Pipa Atlântico, SENAC/Fecomércio, Gourmet Expert; Goma Sinhá Maria/ Primí­cias do Brasil.

A realização Festival da Pipa e da ong Educapipa e co-realização do Governo Cidadão via Banco Mundial, através da Secretaria Estadual de Turismo e Governo do RN.

O festival também contará com a promoção da Prefeitura de Tibau do Sul e apoio cultural do sistema Fecomércio/Sesc RN.

Programação completa: www.festivaldapipa.com.br

Share:

Comentários

Leave a reply