AgendaMúsica

Domingo (15) tem tributo à Chiquinha Gonzaga no Som da Mata

Chiquinha Gonzaga

Primeira maestrina e compositora popular brasileira, a também abolicionista Chiquinha Gonzaga (1847-1935) rompeu paradigmas e lutou por direitos autorais; músicos renomados na cena instrumental norte-rio-grandense sobem ao palco às 16h30.

No próximo domingo (15), o projeto Som da Mata traz uma homenagem à  compositora Chiquinha Gonzaga, em um show no Anfiteatro Pau-brasil.

A coordenação é da pianista, compositora e educadora musical Priscila Matos que, após quase uma década radicada em São Paulo, volta ao Rio Grande do Norte para comemorar os 170 anos de Chiquinha.

Priscila convidou profissionais respeitados na cena instrumental potiguar: Jonathas Marques (clarinete), Raphael Bender (pandeiro) e Wallyson Santos (cavaquinho).

A apresentação terá as participações especiais de Ticiano D’Amore (guitarra), Chico Bethoven (flauta) e Fernando Deddos (eufônio).

Compositora, abolicionista e revolucionária

Dona de uma personalidade marcante, Francisca Edwiges Neves Gonzaga (1847-1935), rompeu com diversos paradigmas da sociedade em que vivia, sendo a primeira maestrina e compositora popular do paí­s.

Autora da primeira marchinha de carnaval (“Ó abre alas”), ela lutou pelos direitos autorais, e fundou, como sócia e patrona, a Sociedade Brasileira de Autores Teatrais.

Chiquinha foi a compositora brasileira que trabalhou com maior intensidade a transição entre a música estrangeira e a nacional, e abriu caminhos que ajudaram a definir os rumos da música brasileira.

Foi também uma ativa participante do movimento abolicionista. “Eu não entendo a vida sem harmonia”, disse a carioca.

O Som da Mata acontece graças à  renúncia fiscal da Prefeitura através da Lei Djalma Maranhão e do aporte financeiro da Unimed Natal, CEI Romualdo Galvão e InterCity Hotels.

Priscila Matos

Priscila Matos coordena show.

Além do apoio do Governo do Estado através do Idema, que cede o espaço onde acontece o evento.

Tributo a Chiquinha Gonzaga

Local: Anfiteatro Pau-brasil | Parque das Dunas

Dia 15 de outubro (domingo)

Às 16h30

Acesso ao Parque: R$ 1,00 (um real) – O espetáculo é gratuito

Fone: (84) 3201-3985

Share:

Comentários

Leave a reply